Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

28 de maio de 2012

(Paróquias) São José

A igreja São José, fica situada na Vila Assis Brasil, à Rua Lasar Segal, 333, em Mauá, estado de São Paulo e pertence à diocese de Santo André.

Historia da Paróquia...

A igreja São José, fica situada na Vila Assis Brasil, à Rua Lasar Segal, 333, em Mauá, estado de São Paulo e pertence à diocese de Santo André.
É uma comunidade, com sua igreja atual construída em 1996, com a colaboração espontânea dos fiéis. Também já havia sido construída, em 1982, a casa paroquial, residência do Sr. Pároco.
 http://www.miliciadaimaculada.org.br/ver3/imagens/elementos/i564949.jpg
Tudo começou, em 1976, com uma pequena comunidade, com reuniões que se realizavam nas garagens das residências, que eram cedidas para esta finalidade, em um trabalho apostólico realizado por um grupo de pessoas pertencentes à igreja Imaculada Conceição, sob a orientação do Pe. José Ailton Teixeira, naquela época, vigário paroquial, daquela Matriz e do padre Márcio Fabri dos Anjos, missionário Redentorista, a serviço da paróquia Imaculada Conceição.
Em 1979 comprou-se um pequeno terreno, onde passaram a ser celebradas mensalmente, missa campal. A comunidade cresceu, surgindo a necessidade de um terreno maior, definitivo, para a construção de uma sede da comunidade. Foi quando, então, em 1980, organizou-se uma comissão administrativa, composta de presidente, secretária, primeiro tesoureiro e segundo tesoureiro, coordenador social e coordenador espiritual. Comprou-se então, outro terreno, anexo ao primeiro, na vila Assis Brasil, onde se encontra a atual igreja. De início foi construída uma capela pequena, o bastante para abrigar, confortavelmente, a comunidade que florescia. D. Cláudio Hummes, celebrou em 6 de janeiro a primeira missa na nova capela.
Entre tantos que se dedicaram no início da formação da comunidade, alem dos sacerdotes, poderíamos destacar, o Sr. Paulo Hipólito da Silva, cuja casa celebrou-se a primeira missa, em 1978, e o Sr. Gentil Marques Salvi, animador da comunidade e coordenador das construções.

Papel importante na formação do povo de Deus, de Vila Assis, foi a presença em nosso meio, de D. Jorge Marcos de Oliveira, bispo Emérito de Santo André, que celebrou sua primeira missa na comunidade no dia 9 de janeiro de 1983 e durante 6 anos, assumiu o pastoreio da comunidade, deixando a todos um grande testemunho de mansidão e espiritualidade. D. Jorge Marcos de Oliveira faleceu em 28 de maio de 1989, horas após ter celebrado a Santa Missa, em um altar que se encontra preservado, dentro da igreja atual.
Em 1996 é construída a igreja atual, inaugurada no dia 31 de dezembro do mesmo ano.
Em 19 de março de 1998, o Sr. Bispo da diocese de Santo André, elevou a comunidade à paróquia, com desmembramento de parte da Paróquia Imaculada Conceição, acrescidas de três comunidades, oriundas da Paróquia N. Sra. das Vitórias (duas comunidades) e Paróquia S. Vicente de Paulo (uma comunidade do Bairro de Vila Carlina). Ainda sob a responsabilidade da paróquia São José está a capela situada dentro da Santa Casa.
O primeiro pároco, designado pelo Sr. Bispo, foi o Pe. José Ailton Teixeira.
Os fiéis participam dos cultos dominicais e se atualizam com cursos, encontros e reuniões.
Os leigos estão engajados nos diversos setores, atuando em diversas pastorais: pastoral familiar (cursos de noivos, encontros de casais, círculos bíblicos etc ), pastoral da saúde, da catequese, dos enfermos, da criança, da esperança entre outras.
Os trabalhos com os jovens são realizados pela pastoral da Juventude com encontros, pelos grupos de jovens, associações e movimentos, que ajudam e despertam no jovem o zelo apostólico.
As celebrações são realizadas diariamente, mas é no final de semana, que a presença é maior, com a animação das diversas equipes de liturgia, que se reúnem semanalmente.
A comemoração principal, é a festa do padroeiro, dia 19 de março. Todos os meses no dia 19 é feita a memória do Padroeiro.

 


Padroeiro...

São José
São José - Padroeiro
José, desde os doze anos se consagrou a Deus. Pode-se concluir a partir disso, como o Senhor soube compensar São José por tamanha devoção, lealdade e dedicação.

O pai de José, Jacó, mudou-se com a família para Nazaré da Galiléia, provavelmente para cultivar uma terra que comprou no Vale Esdrelon. José, junto com seu irmão mais velho chamado Cleófas, trabalhou na lavoura, ajudando o pai a produzir alimentos para o consumo próprio e comercialização. Todavia com o passar dos anos, revelou uma notável tendência para o trabalho com madeira, que o levou a deixar o cultivo do solo num segundo plano e a se empenhar na profissão de carpinteiro. José, por ser um homem de poucas palavras, de gênio calmo e retraído, vivia dedicado ao trabalho e as orações na sinagoga, fazendo do labor o seu próprio lazer.

Comunidades: 4
Pároco: Pe. José Ailton Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário